sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Energia Azul

  Energia azul é a energia obtida da diferença de concentração de sal entre a água do mar e a do rio, com o uso de electrodiálise reversa (EDR) (ou osmose) com menbranas específicas para cada tipo de iões. O resíduo deste processo, é a água salobra.

 A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo. Uma membrana nova e mais barata, baseada em polietileno electricamente modificado, permitiu o seu uso comercial. Com isso a energia azul, é considerada mais uma das novas energias renováveis que no futuro, quando se esgotarem as energias não-renováveis, nos trará energia. Quando um rio desagua as suas águas no oceano, há uma libertação gigantesca de energia. Coloca-se uma membrana entre dois reservatórios, um com água doce e outro com água do mar. Ela é capaz de reter iões de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direcção à água salgada. Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo. A água do mar tem dois tipos diferentes de pequenos componentes: iões do sódio e iões de cloreto, positivos e negativos. E cada conjunto tem dois tipos de membrana. Um deixa passar apenas o ião positivo e outro somente o ião negativo. Temos um circuito eléctrico, entre a água salgada e a água doce, de cada lado das duas membranas.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Biomassa

A biomassa é uma energia proveniente da combustão de resíduos orgânicos acumulados em ecossistemas. Tem como vantagens o seu baixo custo e o facto de permitir o reaproveitamento de resíduos provenientes de lixos, papéis e cartões, alimentos, esgotos, dejectos de animais entre outros.
Da combustão da biomassa pode resultar o combustível biogás, e etanol e o bio-óleo utilizado tanto para aquecimento como em geradores eléctricos.
Impacto Ambiental:
 
v Na combustão da biomassa lançam-se para a atmosfera gases idênticos aos da combustão de petróleo e do carvão, aumentando a poluição atmosférica.
  
Vantagens:
Ø Pode ser reutilizada e transformada noutros produtos como o papel e fertilizantes;
Ø Acumula-se menos lixo nas lixeiras, sendo necessária menos terra para depositar o lixo;
Ø Não contribui para o aquecimento global da Terra;
Ø Pode ser reduzida, reciclada e reutilizada;
Ø Tem baixo custo de aquisição;
Ø As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente;
ØProvoca uma menor corrosão dos equipamentos.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Energia Geotérmica

A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra e térmica significa calor, por isso, geotérmica é a energia calorífica que vem da terra, resultando do fluxo de calor das camadas mais profundas, devido ao magma, e à radioactividade natural das rochas.

Este recurso pode ser classificado em duas categorias:

Ø Alta temperatura (T>150 ºC): este recurso está geralmente associado a áreas de actividade vulcânica, sísmica ou magmática. A estas temperaturas é possível o aproveitamento para a produção de energia eléctrica.
Ø Baixa temperatura (T<100 ºC): resultam geralmente da circulação de água de origem meteórica em falhas e fracturas e por água residente em rochas porosas a grande profundidade.

Energia das Marés

As centrais eléctricas que utilizam a energia das marés situam-se perto dos estuários dos rios e aproveitam o desnível das marés onde é elevado. Os custos de construção e manutenção deste tipo de centrais são elevados.

Impacto Ambiental:
 v Provocam alteração dos estuários dos rios e podem afectar a fauna e a flora anteriormente existentes.

 Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

 

Energia Hídrica


É a energia armazenada nas águas que se encontram nas albufeiras das barragens. É transformada em energia eléctrica através da passagem de água numa turbina que por sua vez está ligada a um gerador eléctrico. No nosso país, 25 % da energia eléctrica provém de centrais hídricas.

Impacte Ambiental:
 A construção da barragem pode originar o desaparecimento de povoações. Pode contribuir para irrigação de terrenos vizinhos, tornando-os mais produtivos.

Energia Eólica

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para fazer mover barcos a vela ou pás de moinhos de ventos. Actualmente, utiliza-se para mover aerogeradores (moinhos que através de geradores produzem energia eléctrica). Funcionam em grupos, em parques eólicos, para que a produção de energia eléctrica seja rentável. É considerada uma energia limpa, no sentido da sua utilização não produzir resíduos tóxicos ou poluentes. Os custos de construção e manutenção dos parques eólicos são baixos.

Impacto Ambiental:
Com a introdução dos parques eólicos registou-se uma forte alteração da paisagem e o abandono de terras agrícolas férteis. Por outro lado, nas suas vizinhanças o nível de ruído é elevado.